O sócio-torcedor é uma maneira de os torcedores contribuírem financeiramente com o clube do coração, ao mesmo tempo que ganham benefícios para usufruir. O Criciúma, por exemplo, conta com uma quantidade recorde no número de associações e ainda vive a expectativa de aumentar a quantidade nos próximos meses.
Aliado a isso, o Tigre figura entre os 20 times brasileiros com mais sócios-torcedores em 2024. A equipe aparece em destaque na lista montada pelo portal Ge, considerando os 40 clubes que disputaram as Séries A e B na última temporada.
O especialista Rodrigo Capelo, que trata sobre finanças no futebol, ressalta que o programa de associação tem três indicadores muito importantes sob a ótica financeira: quantidade de sócios, ticket médio e taxa de inadimplência. Diante disso, não adianta um clube ter muitos associados caso as mensalidades não estejam em dia ou o ticket baixo.
“Se você tiver muitos sócios, mas eles pagarem muito pouco ou não estiverem com as mensalidades em dia, não significa praticamente nada. Dito isso, olhando esse quadro do jeito que ele está informado pelos clubes, a gente percebe que o Botafogo e o Bahia se beneficiaram das SAFs do momento de engajamento do torcedor”, disse o especialista.
Criciúma aparece entre os 20 melhores no ranking
Veja o ranking de sócios-torcedores no futebol brasileiro:
- Palmeiras – 197 mil
- Atlético-MG – 113 mil
- Inter – 107 mil (147 mil no total)
- Grêmio – 98 mil
- Cruzeiro – 81 mil
- Botafogo – 80 mil
- Flamengo – 77 mil
- Bahia – 75 mil
- Vasco – 62 mil
- São Paulo – 57 mil
- Fluminense – 49 mil
- Santos – 46 mil
- Fortaleza – 43 mil
- Corinthians – 43 mil
- Vitória – 40 mil mil
- Athletico-PR – 40 mil
- Ceará – 36 mil
- Coritiba – 30 mil
- Sport – 26 mil
- Criciúma – 18 mil