O Criciúma está em preparação para enfrentar o Athletico-PR na próxima quinta-feira (10), às 19h, na Ligga Arena, pela segunda rodada da Série B. Apesar de não se tratar de uma rivalidade, o confronto entre as equipes já contou com diversos momentos inesquecíveis.
O mais marcante deles foi o jogo que resultou na queda do Fluminense em 1996, quando o Criciúma precisava vencer o Athletico para se manter na Série A. Por conta de uma confusão contra o Tricolor das Laranjeiras, existe a especulação de que o Furacão entregou para o Tigre. No final da partida, os atletas carvoeiros comemoraram com a torcida paranaense.
Outro momento que também é bastante relembrado pelos torcedores do Criciúma é o jogo do acesso de 2012. Na ocasião, o Criciúma e o Athletico se enfrentaram na penúltima rodada da Série B e ambos garantiam vaga na elite em caso de vitória.
As duas equipes, entretanto, ficaram no empate sem gols e, com os resultados das outras partidas, o Criciúma garantiu sua vaga na elite nacional. O Athletico continuou com chances de permanência e só garantiu a classificação posteriormente, na última rodada.
Confira cinco momentos marcantes de Athletico x Criciúma:
- Jogo da queda do Fluminense no Brasileirão de 96;
- Gol de número 100 de Paulo Baier em Brasileirões;
- Primeiro gol do Fernandinho como profissional;
- Gol do Zé Carlos tirando a bola da mão do goleiro do CAP em 2012;
- Jogo do acesso do Criciúma em 2012.
Criciúma x Athletico: Clubes têm ídolo em comum
O Criciúma e o Athletico-PR contam com um ídolo em comum na história: Paulo Baier. O meio-campista, que iniciou a carreira como lateral, brilhou pelo Tigre em 2002, quando marcou um hat-trick na partida que confirmou o título da Série B naquele ano.
Pelo Athletico, Paulo Baier foi um dos principais nomes da equipe nas duas primeiras décadas deste século. O meio-campista já estava com uma idade avançada no clube paranaense, porém surgiu como maestro na equipe que fez boas campanhas.