Criciúma na Sul-Americana: Brasileirão dará vaga pelo menos até o 14º
Faltando sete rodadas para o fim do Brasileirão 2024, o grande objetivo do Criciúma continua sendo a permanência na primeira divisão. Porém, neste momento o time de Cláudio Tencati está na zona de classificação para a Copa Sul-Americana. E mais do que isso, pelo menos até o 14º colocado conseguirá uma das vagas para o torneio continental.
Inicialmente, as vagas seriam dadas aos seis times que terminassem a competição entre a sétima e a 12ª colocação. Mas, com a final da Copa do Brasil entre Flamengo x Atlético-MG e a final da Libertadores entre Botafogo x Atlético-MG, mais duas vagas na Libertadores foram confirmadas pelo Brasileirão. E com isso, vagas da Sul-Americana serão repassadas ao 13º e 14º colocados.
O Cruzeiro está na final da Sul-Americana contra o Racing, que eliminou o Corinthians na semifinal. Se o time de Minas Gerais for campeão, o 15º colocado do Brasileirão também confirmará vaga para a edição do ano que vem da segunda competição mais importante da Conmebol. Portanto, o Criciúma não terá que acabar entre os 12 primeiros, se terminar até o 14º lugar conseguirá uma vaga continental, quem sabe até em 15º.
Com 37 pontos na tabela, é esperado que 43 seja suficiente para evitar o rebaixamento. Já para uma vaga na Sul-Americana, quem sabe 45 pontos sejam necessários. Neste momento, há chance de G9 no Brasileirão, com os sete indo para a fase de grupos da Libertadores e mais dois na pré. É possível até mesmo o Tigre acabar nesta parte da tabela, a distância para o nono Vasco é de 6 pontos.