Novo reforço do Criciúma recebeu ajuda de Neymar e fez estágio com Pep Guardiola
Em má fase na Série B, o Criciúma anunciou a chegada do técnico Eduardo Baptista nesta semana. No entanto, durante o processo de contratação, o treinador fez uma exigência: a aquisição do analista Lucas Matheus, que tem longa bagagem no futebol.
Antes de iniciar carreira como analista, Lucas esteve nos bastidores do Santos para acompanhar o irmão, que tentava ascender no time profissional. Enquanto isso, acabou sendo “adotado” pelo atacante Neymar, em 2010, recebendo auxílio na Vila Belmiro.
“O Neymar, sua família e seus amigos me ajudaram. Como eu não ganhava muito, não tinha dinheiro suficiente para alugar nem um quarto. Foi aí que entrou o Neymar, sua mãe, Nadine, que tem um coração gigante, e se dispuseram a me ajudar”, disse Lucas ao Ge.
Com o passar do tempo, Lucas ganhou um notebook de presente e passou a atuar junto à comissão técnica do Santos na análise de dados. Desta forma, ele foi contratado e trabalhou no Peixe de 2014 a 2019. Antes de deixar o clube, em 2018, teve sua primeira experiência internacional ao viajar para conhecer Pep Guardiola.
“O Danilo me deu a passagem de presente, e os atletas do Santos na época fizeram uma vaquinha e pagaram minha hospedagem. Eu achei que assistiria a um, dois treinos e voltaria ao Brasil. Após conhecer Carles Planchart, analista e auxiliar do Pep, contei sobre minha história. Ele me convidou para assistir aos treinos durante duas semanas”, revelou o analista.
Lucas Matheus terá oportunidade no Criciúma
Após a oportunidade no Santos, Lucas Matheus rodou por clubes como Figueirense, Náutico e CRB. O seu último trabalho foi pelo Novorizontino, onde conheceu Eduardo Baptista e passou a trabalhar de forma fixa com o treinador.
O profissional chega ao Tigre para atuar como auxiliar técnico e analista de dados. Ele já vem treinando com o elenco e será uma das principais peças do Criciúma nesta temporada.