O Criciúma é considerado um dos times mais tradicionais do futebol catarinense. A equipe carvoeira, há várias décadas, faz parte do bloco dos ‘cinco grandes’ em Santa Catarina, juntamente com Avaí, Chapecoense, Figueirense e Joinville. Diante do protagonismo no estado, o Tigre já teve diversas conquistas estaduais ao longo dos anos.
As conquistas mais recentes ocorreram em 2023 e 2024, durante o período que culminou com o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro. O Criciúma, comandado pelo técnico Cláudio Tencati, confirmou sua hegemonia em Santa Catarina com os dois títulos.
Durante o período, o Tigre quebrou o longo período de 10 anos sem levantar um troféu. Ainda havia expectativa para conquistar o tricampeonato em 2025, porém o time comandado por Zé Ricardo foi eliminado para o Joinville nas quartas de final.
Além dos anos citados, o Criciúma ainda teve mais duas conquistas desde o início do século XXI. A equipe carvoeira venceu o estadual de Santa Catarina em 2005, contra o Atlético de Ibirama, e em 2013, contra a Chapecoense. Os dois títulos ocorreram fora de casa.
No total, o Criciúma conquistou o título do campeonato estadual em 1968, 1986, 1989, 1990, 1991, 1993, 1995, 1998, 2005, 2013, 2023 e 2024. A equipe é a terceira do estado em número de conquistas e segue em busca de novos troféus em solo catarinense.
Criciúma esquece o Campeonato Catarinense e foca na B
O Criciúma tenta esquecer a atual edição do Campeonato Catarinense e foca as atenções na disputa da Série B do Brasileiro. A estreia do Tigre ocorre diante do Operário-PR, com data a ser confirmada, no estádio Heriberto Hülse, em Santa Catarina.
A equipe comandada pelo técnico Zé Ricardo pode entrar em campo com: Caíque; Rodrigo, Luciano Castán e Benevenuto; Jonathan, Matheus Trindade, Juninho, Morelli e Marcelo Hermes; Neto Pessoa (Werik Popó) e João Carlos.