Reviravolta: Criciúma supera Bragantino e confirma sexto lugar no Brasileirão de 2024
O Criciúma confirmou o rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro. O time comandado pelo técnico Cláudio Tencati terminou entre os quatro últimos colocados e não voltará a disputar a elite do futebol nacional em 2025. No entanto, de acordo com dados estatísticos, o rumo da equipe catarinense poderia ter sido diferente.
Isso porque, considerando apenas o primeiro tempo dos jogos no Brasileirão, o Criciúma teria encerrado na sexta colocação. A equipe terminaria o campeonato com um total de 51 pontos, garantindo vaga na fase de grupos da Copa Libertadores da América. O Tigre ficaria justamente na frente do Red Bull Bragantino, sétimo colocado, com 50 pontos.
Diante da estatística, surgiram diversas especulações sobre o motivo que fez o Tigre decair na segunda etapa das partidas. A argumentação mais forte é o fato de que o Criciúma não teve uma boa atuação por parte do departamento físico na temporada. A questão vem sendo levantada pelos torcedores desde o ano passado, quando a equipe teve quedas semelhantes.
Outro motivo apontado pelos torcedores foram as contratações dos executivos Alex Brasil e Juliano Camargo. Isso porque o Criciúma teve um banco de reservas bastante enfraquecido durante a temporada. As chegadas no meio do ano, inclusive, não contribuíram diretamente, já que Patrick de Paula, Serginho e Pedro Rocha renderam pouco.
O técnico Cláudio Tencati também não passou batido nas análises dos torcedores. Isso porque a demora para realizar as substituições era um motivo de reclamação forte por parte da torcida. O comandante, inclusive, apresentava posturas controversas na segunda etapa das partidas, já que muitas vezes adotava estratégias que não davam tanto resultado.
Criciúma define foco na Série B 2025
O Criciúma tenta esquecer os erros cometidos na temporada de 2024 e volta as atenções para a disputa da Série B em 2025. O presidente Alexandre Farias segue focado com o executivo Juliano Camargo para formar o elenco que entrará em campo no próximo ano.