Torcedor do Criciúma é um dos favoritos a ser novo Papa
O Papa Francisco morreu no final do mês passado, aos 88 anos, e abriu a necessidade de que um novo responsável seja nomeado para exercer a função. A votação secreta para eleger o próximo Papa, chamada de conclave, começa nesta quarta-feira (7). Para a surpresa de muitos, um torcedor do Criciúma está presente e pode ser o escolhido.
Trata-se de Leonardo Ulrich Steiner, natural de Forquilhinha, em Santa Catarina. Ele é um dos cardeais brasileiros cotados entre os favoritos para substituir Papa Francisco, conforme especialistas do Vaticano. Steiner tem 74 anos e foi considerado o primeiro cardeal da Amazônia, após ter sido nomeado em 2022.
Leonardo nasceu em 6 de novembro de 1950 e foi o quinto cardeal catarinense, entre os seis, a ser nomeado à Igreja Católica. Ainda em Forquilhinha, ele foi ordenado sacerdote em janeiro de 1978 e atuou em diversos projetos de educação.
Steiner e outros dois cardeais catarinenses marcarão presença para votar no conclave, que começa neste dia 7 de maio, na Capela Sistina do Vaticano. O torcedor do Criciúma é cotado como um dos favoritos para que possa ser eleito como o novo Papa.
Confira os times de todos os brasileiros que estarão no conclave:
- Dom Jaime Spengler (Porto Alegre): Inter
- Dom João Braz de Aviz (Brasília): Palmeiras
- Dom Leonardo Ulrich Steiner (Manaus): Criciúma
- Dom Odilo Scherer (São Paulo): Athletico-PR e Santos
- Dom Orani João Tempesta (Rio de Janeiro): Santos
- Dom Paulo Cezar Costa (Brasília): Vasco
- Dom Sergio da Rocha (Salvador): Palmeiras
- Dom Raymundo Damasceno Assis* (Aparecida-SP): Botafogo
Novo Papa? Veja a relação de Leonardo com o Criciúma
Apesar de ter o nome ligado ao Criciúma, Leonardo Ulrich Steiner faz poucas manifestações que tenham relação com a equipe catarinense. O candidato para assumir o posto de papa Francisco não demonstra tanto apreço por futebol, mas se diz torcedor do Tigre.