Avaí precisou de gol por fora da rede para vencer o Carlos Renaux em 1983
Rival do Criciúma, o Avaí ficou marcado por um lance curioso que rodou o futebol nacional. Isso porque a equipe dependeu de um “gol biônico” para conquistar vitória sobre o Carlos Renaux, de Brusque, em partida válida pelo Campeonato Catarinense.
O lance se desencadeou com um chute de Bizú, do Avaí, no Estádio Adolfo Konder, em Florianópolis. A bola estufou as redes por um furo na parte externa e o juiz validou o gol. Apesar dos protestos dos jogadores do Carlos Renaux, o lance foi contabilizado para o Leão.
Na apresentação dos “Gols do Fantástico”, o tento foi batizado por Fernando Vanucci como um “gol biônico”. Desta forma, o gol do Avaí ficou conhecido com esse nome no futebol brasileiro. Posteriormente, o Leão foi eliminado nas semifinais.
Vale ressaltar que o Carlos Renaux era um dos times mais tradicionais de Santa Catarina na época do favorecimento ao Avaí. A equipe ficou na bronca com o tento para o adversário e acabou sendo eliminada na competição pouco tempo depois.
Veja o lance que rodou o futebol nacional:
Avaí terá chance para encerrar hegemonia do Criciúma
Rival do Criciúma, o Avaí segue tentando se reformular para dar a volta por cima na temporada de 2025. A equipe catarinense fracassou na tentativa de conquistar o acesso para a elite do futebol brasileiro e anunciou alterações no departamento de futebol. A expectativa é de que o clube possa fazer uma campanha ainda melhor no ano que vem.
O Leão da Ilha ainda terá a possibilidade de quebrar a hegemonia do Criciúma no futebol catarinense. O Tigre conquistou o título estadual nas duas últimas temporadas. Em 2023, inclusive, a equipe carvoeira eliminou o Avaí em uma intensa disputa de pênaltis nas quartas de final.