CBF bate o martelo sobre futuro do Criciúma

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou uma alteração que terá interferência direta sobre o futuro do Criciúma na próxima temporada. Isso porque, nesta terça-feira (12), a entidade divulgou o calendário do futebol masculino profissional para 2025, que prevê a antecipação dos estaduais e do Campeonato Brasileiro.

A CBF tomou a decisão para evitar conflitos com o Mundial de Clubes da Fifa, que ocorre de 15 de junho a 13 de julho. Com a alteração, o Brasileiro será paralisado durante o período. O país contará com quatro participantes na competição, já que Flamengo, Fluminense e Palmeiras estão classificados, enquanto Botafogo e Atlético-MG definem uma vaga.

Os campeonatos estaduais foram antecipados e tem previsão de abertura para o dia 12 de janeiro e final em 26 de março. O Brasileirão, por sua vez, inicia em 29 de março e encerra em 21 de dezembro. Desta forma, serão 10 meses para a realização da competição nacional.

O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, ainda definiu que o Brasileirão será paralisado em todos os períodos de Data Fifa no próximo ano. A intenção é de que os clubes não contem com os desfalques de selecionáveis. O Criciúma, por exemplo, poderá ter o zagueiro equatoriano Wilker Ángel e o lateral-esquerdo peruano Miguel Trauco no elenco.

“Conseguimos com muito diálogo fazer um calendário melhor para clubes, federações, atletas, dirigentes e fãs do futebol brasileiro. O Brasileiro vai durar dez meses, acrescentamos a paralisação do campeonato durante o Mundial de Clubes da Fifa e ainda conseguimos manter as Datas Fifas sem jogos no calendário brasileiro”, disse Ednaldo.

Criciúma pode sofrer com nova alteração da CBF

O Criciúma ainda não está confirmado na disputa da Série A do Campeonato Brasileiro 2025. O clube precisa pontuar na atual edição da competição para que possa confirmar a vaga. No momento, o Tigre ocupa a 15ª colocação, com 37 pontos. Em caso de rebaixamento, o calendário será diferente em relação ao que foi estipulado para a elite nacional.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.