O Criciúma fez parte da formação de um jogador que brilhou com a camisa do Inter e que vem se destacando no futebol europeu. Trata-se do volante Johnny, de 23 anos, que pertence ao Real Betis, da Espanha. O atleta está chamando a atenção de vários clubes e se encaminha para ser vendido por uma quantia milionária na próxima janela de transferências.
O meio-campista com passagem pela base do Criciúma está no radar do Tottenham Hotspur, da Inglaterra. Além do clube inglês, o jogador também despertou o interesse de gigantes da Espanha, como o Atlético de Madrid e o Barcelona.
Johnny iniciou sua trajetória no futebol através da base do Criciúma, mas pouco tempo depois foi transferido para atuar nas categorias inferiores do Inter. Ele fez sua estreia no Colorado em 2019 e, desde então, começou a fazer boas atuações.
Em dezembro de 2023, o volante foi anunciado como novo reforço do Real Betis, em uma transferência avaliada em 6 milhões de euros (32 milhões de reais). O contrato na Espanha se estende até 2029. O atleta segue brilhando no futebol espanhol e o Colorado monitora a situação, já que tem 20% de mais-valia na próxima negociação do jogador.
Criciúma pode lucrar com venda de Johnny, ex-Inter?
De acordo com o portal Fichajes.net, o ex-Criciúma tem chance considerável de ser transferido ao Tottenham na próxima janela. O valor da compra estaria estimado em 20 milhões de euros. O Colorado, que possui uma cláusula de mais-valia, teria direito a 20% de 14 milhões de euros – algo em torno de 2,8 milhões de euros (cerca de R$ 16,7 milhões).
O Tigre, por sua vez, não teria direito a qualquer tipo de valor em uma possível negociação de Johnny. Isso porque o período em que o atleta atuou no Criciúma não engloba a quantia referente ao mecanismo de solidariedade da Fifa, além de que não há qualquer tipo de percentual sobre o jogador.