Jogador formado no Criciúma surpreende e recebe indicação ao prêmio The Best da FIFA
A FIFA, entidade máxima do futebol mundial, indicou um jogador formado nas categorias de base do Criciúma para formar o time ideal do prêmio The Best 2024. Trata-se do zagueiro Nino, do Zenit, da Rússia. O atleta, destaque pelo Fluminense na conquista da Libertadores do ano passado, foi indicado pelo recorte de junho de 2023 a maio de 2024.
A premiação da FIFA considera a temporada europeia como forma de análise para a disputa da premiação. Além de Nino, outros dois jogadores do Fluminense também foram chamados para concorrer ao time ideal do The Best: Ganso e Cano.
O defensor ex-Criciúma chegou ao futebol russo no início do ano e vive grande momento por lá. Ele disputou 18 partidas e marcou um gol desde o início da temporada. Vale ressaltar que ele havia sido comprado por 5 milhões de euros pelo Zenit.
No recorte levado em consideração pelo The Best, Nino disputou 46 partidas (29 pelo Fluminense, 16 pelo Zenit e uma pela Seleção do Brasil), marcou um gol e distribuiu uma assistência. O atleta entrou na lista da seleção da Libertadores em 2023.
Nino teve formação na base do Criciúma
O zagueiro Nino vem sendo um dos principais destaques do futebol brasileiro na temporada. Formado na base do Criciúma, o atleta foi comprado pelo Fluminense em 2019 por R$ 5 milhões, sendo a quarta maior venda da história do Tigre.
Natural de Recife, Nino deixou Pernambuco aos 14 anos e passou pelo Mogi Mirim, de São Paulo, antes de se firmar no Criciúma. A ida ao clube catarinense aconteceu após o fechamento da base da equipe paulista e a decisão de não efetuar contrato profissional com o defensor.
“Estava aqui no Rio com a minha família. Um empresário que tinha me visto jogar me ligou porque tinha um teste no Figueirense. Um dia antes, o teste foi cancelado, mas consegui um no Criciúma. No dia que cheguei no Criciúma, o técnico foi mandado embora e chegou um treinador que não conhecia ninguém. Ele se encantou comigo”, disse Nino.